Faça sua inscrição aqui!

Mensagem

Que venha o Bradoo 2020!!!

O Congresso Brasileiro De Densitometria Osteoporose E Osteometabolismo - BRADOO é o orgulho e a alegria da nossa Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo, a ABRASSO. A nona edição do BRADOO, a ser realizada de 21 a 24 de outubro de 2020, traz o cenário inspirador, suave e belo da Cidade Maravilhosa do Rio de Janeiro. Para todos nós, o BRADOO é o evento latino-americano de maior impacto profissional no campo das doenças osteometabólicas e oportunidade para interação pessoal relevante.

Plataforma consolidada de lançamento e intercâmbio de conhecimento científico em osteoporose e outras doenças osteometabólicas, o BRADOO, moderno e sempre em evolução, congrega uma audiência multidisciplinar interessada num espectro de temas e tópicos em ciência básica, inovações clínicas, ensino e indústria farmacêutica. Os congressistas do BRADOO compartilham uma paixão contagiante pela ciência e pela medicina que nos inspira e move para melhorar a cada edição. O BRADOO tornou-se assim, um ambiente rico para gerar ideias, discutir e avançar em novos paradigmas na área, obter apoio dos colegas e desenvolver colaborações, dando suporte para desenvolvimento de carreira para jovens investigadores e para a consolidação da trajetória daqueles mais experientes.

O Diretor Científico da ABRASSO, Dr Bruno Ferraz e a Dra Laura Mendonça, presidente do BRADOO 2020 organizaram um time competente para o planejamento desta edição. Antenado `as necessidades dos nossos associados e aos desafios da área, este comitê planejou sessões exclusivas e cientificamente muito ricas que certamente gerarão muita discussão. As melhores e mais significativas contribuições ao programa vêm de todos vocês, associados da ABRASSO e participantes do BRADOO. Assim, preparem-se para nos enviar seus trabalhos e dividir com todos os frutos valorosos da pesquisa realizada em nosso país.

Esse é o pontapé inicial para esse grande espetáculo da nossa ABRASSO. Já estamos ansiosos para agregar novos amigos e rever os colegas no cenário deslumbrante da cidade do Rio de Janeiro.

Que venha a emoção e a diversão!

Sejam todos bem-vindos ao BRADOO 2020 no Rio de Janeiro.

Charlles Heldan de Moura Castro
Presidente da ABRASSO 2019-2020


Mensagem do Presidente do Congresso

Prezados Colegas,

Em outubro de 2020 realizaremos mais um grande encontro da Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteo metabolismo, 90 BRADOO, no Rio de Janeiro.


Esperamos reunir múltiplos especialistas afins ao metabolismo ósseo. Ginecologistas, endocrinologistas, ortopedistas, reumatologistas, geriatras, densitometristas, radiologistas e muitos outros, se unirão para discutir as melhores evidências relacionadas à osteoporose, osteoartrite e sarcopenia, desde estudos de ciência básica até a práticas discussões clínicas, necessárias para auxiliar no dia-a-dia dos nossos consultórios


O contato direto com esse grupo tão focado nessas doenças será, além de prazeroso, uma oportunidade impar para todos nós.


No ano passado o BRADOO reuniu em torno de 1300 colegas médicos. Esperamos trazer ao Rio de Janeiro, com seu apelo turístico de grande beleza, um maior número de participantes.


Queremos fazer desse evento, um grande congraçamento, onde programação científica e participação ativa dos congressistas se unam com um grande propósito: melhor atender aos nossos pacientes.


Estamos entusiasmados e dispostos a cumprir nossa missão.


A efetiva participação de cada um de vocês, será fundamental para fazer acontecer todo esforço, dedicação e doação de nosso grupo organizador.


Esperamos todos vocês aqui no 90 BRADOO, na Praia da Barra da Tijuca, um local aprazível, seguro e de fácil acesso por transporte público ( metrô e BRT ) ou uber e táxi.


Recebam todos o nosso primeiro “abrasso”.



Laura Mendonça

Presidente 9º BRADOO 2020


Mensagem do Presidente da Comissão Científica

Caros Colegas,

O osso é fascinante e desafiador.


Mesmo com o avanço do entendimento do metabolismo ósseo e mineral nas últimas décadas, novos conceitos da avaliação e manejo das doenças osteometabólicas continuam emergindo, demandando atualização constante. A interação do osso com músculo, cartilagem, gordura, rins, inflamação e com o sistema endócrino é refletida na miríade de especialidades médicas interessadas em osteometabolismo. Para o “osteometabologista”, as fronteiras do conhecimento, e da atuação profissional estão sempre em expansão.


Agora, em sua 9ª edição, o BRADOO se consolidou como a principal fonte de informação científica atualizada e confiável para os médicos e pesquisadores brasileiros interessados em osteoporose, na avaliação óssea e nas doenças do metabolismo ósseo e mineral. Elevar ainda mais a alta qualidade e facilidade de entrega das edições passadas é o desafio que nós, da comissão científica do BRADOO 2020, estamos determinados a superar.


Buscaremos trazer respostas práticas para os diversos dilemas do dia a dia do médico, de qualquer especialidade, que lida com a osteoporose: qual é a melhor forma de quantificar o risco de fratura de cada paciente? Como conduzir o tratamento a longo prazo, sequencial? Combinação de medicação anti-fratura, vale a pena? Depois de tanto debate e controvérsia, quais as evidências da importância e segurança do cálcio e da vitamina D? Que novos medicamentos estão despontando para tratar a osteoporose e doenças mais raras, como a osteomalacia? Quais são as principais armadilhas no tratamento cirúrgico das fraturas osteoporóticas? Como garantir a mobilidade dos nossos pacientes, principalmente os mais frágeis? Como tratar a osteoartrite para melhorar a mobilidade e diminuir risco de quedas?


A densitometria óssea, cerne do manejo da osteoporose e da história da ABRASSO e dos BRADOOs, terá o merecido destaque. Abordaremos não só os aspectos práticos da sua realização e interpretação, como também a expansão das tecnologias de diagnóstico por imagem para aprimorar a avaliação do osso.


A geração contínua de conhecimento científico é fundamental para o nosso avanço. Assim, buscaremos fortalecer a divulgação da pesquisa nacional em osteometabolismo, trazendo os trabalhos de maior relevância, e destacando o engajamento do pesquisador, principalmente dos jovens ainda em formação. Trazer para o BRADOO a discussão dos tópicos mais quentes da pesquisa básica e translacional norteia nosso planejamento, para estimular a qualidade da investigação científica no presente e suas implicações práticas no futuro.


Estamos extremamente entusiasmados para promover o melhor BRADOO no Rio de Janeiro. Ficaremos ainda mais felizes com a sua presença e participação!


Bruno Ferraz de Souza

Presidente da Comissão Científica do 9º BRADOO

Realização
Gerenciamento
Agência de Turismo

Apoio