Trabalhos

DATA LIMITE PARA RECEBIMENTO DE RESUMOS:
18 de agosto de 2022

DIVULGAÇÃO DO RESULTADO DA AVALIAÇÃO:
26 de setembro de 2022

ATENÇÃO:
Os detalhamentos dos trabalhos na modalidade de pôster ou apresentação oral (digitais ou presenciais) serão confirmados de acordo com as condições sanitárias em data mais próxima à do 10º Bradoo.

INSTRUÇÕES PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS:

Para submeter um resumo, proceda da seguinte maneira:
1) Para submeter os trabalhos é necessário que o autor responsável pela submissão do resumo esteja inscrito no evento. Não é necessário efetuar o pagamento no momento da inscrição. Isso poderá ser feito após a divulgação do resultado da análise do seu resumo. Os demais autores que se inscreverem no congresso não deverão reenviar o resumo já inscrito;
* O envio do resumo deverá ser feito exclusivamente através do site do Congresso.
2) Acesse a área restrita, usando seu login e senha cadastrados durante a inscrição. Após acessar a ficha do participante, basta clicar em Trabalhos – Submeter um Trabalho.
3) Siga as instruções da tela para acessar o formulário de submissão de resumos. Preencha todos os campos do formulário online.
4) Antes de submeter o resumo, revise, com atenção. Eventuais alterações serão permitidas somente até o prazo final de envio de resumos.
O autor responsável pela submissão deverá preencher todos os campos no formulário online. Todas as comunicações referentes ao trabalho científico serão enviadas somente a esse autor pelo e-mail cadastrado e ele(a) deverá encarregar-se de repassar aos co-autores;
5) Assinale a modalidade de apresentação de sua preferência:
1.       Apenas apresentação em pôster, OU
2.       Apresentação oral (tema livre)
6) Durante a submissão, o autor poderá informar em qual das três seguintes categorias o trabalho se encaixa (para fins de premiação – ver abaixo): área básica/translacional, área clínica, ou densitometria. É facultado à Comissão Científica o direito de alterar esta categorização durante a apreciação do resumo.
7) Ao finalizar a submissão dos resumos, clique o botão “Finalizar submissão de trabalho“.
8) Após a submissão do resumo será enviado um e-mail automático para o responsável pelo trabalho (quem o submeteu), confirmando as informações cadastradas. Verifique se todas estão corretas. Caso não estejam, o autor deve acessar sua área restrita e efetuar as alterações pertinentes (o que poderá ser feito até a data limite para submissão dos resumos).
9) Caso não receba o e-mail automático no mesmo dia confirmando o envio, o resumo pode não ter sido enviado corretamente. Cheque a pasta de lixo eletrônico /spam do seu servidor de e-mail, e caso a mensagem não seja encontrada, entre em contato por e-mail,l informando o problema ocorrido.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES:
O resumo deverá ser enviado em português.
O prazo para submissão dos resumos é 18/08/2022.
Ao submeter os trabalhos, os autores assumem o cumprimento das legislações e normas éticas que regem a pesquisa com seres humanos e animais, incluindo-se a aprovação pelos Comitês de Ética em Pesquisa e de Ética Clínica em Pesquisa em Animais. 
IMPORTANTE:
Somente serão considerados para apresentação oral os resumos que informarem junto ao corpo do resumo a aprovação do projeto de pesquisa pela comissão de ética institucional/local, com o respectivo número CAAE de cadastro do projeto de pesquisa na Plataforma Brasil.
Não há limite de trabalhos por inscrição. Não há limite de autores por trabalho. Insira os autores na ordem adequada às suas contribuições para o trabalho. O apresentador do trabalho deverá ser indicado durante a submissão. 
IMPORTANTE:
O(a) apresentador(a) também deverá estar incluído na lista de autores.
O resultado da avaliação dos trabalhos será divulgado no dia 26/9/2022

A decisão final da comissão avaliadora é considerada suprema, irrevogável e inapelável, a qual não será revista. Os 12 (doze) melhores resumos serão aceitos para apresentação oral. 
Após a aprovação do resumo, o responsável pela submissão do trabalho precisa confirmar o pagamento de sua inscrição até 07/10/2022.
A apresentação deverá ser feita por aquele indicado quando da submissão do trabalho; se não for possível, outro autor do trabalho deverá realizar a apresentação, desde que esteja inscrito no evento e tenha pago a taxa de inscrição.
Para receber o certificado do seu resumo após o evento, um dos autores listados deve estar cadastrado e ter participado do evento. Será emitido apenas 01 (um) certificado por trabalho apresentado.
Atenção: todos os materiais produzidos sobre os resumos (anais, certificado, dentre outros) serão reprodução fiel das informações submetidas pelo autor. Portanto, não é possível proceder a alterações quanto à grafia do título, resumo ou autores após a data limite para envio de trabalhos. Salientamos que as informações fornecidas são de inteira responsabilidade do autor que submete o resumo.
Os valores com desconto respeitarão as datas da tabela ‘Taxas de inscrição’ disponível no site do evento, independente da data de aprovação dos trabalhos. Para garantir o pagamento com desconto é preciso respeitar as datas descritas nessa tabela.
A Comissão organizadora do Congresso não será responsável pelos custos de inscrição ou outros custos gerados gerados para apresentação de trabalhos em qualquer modalidade. O envio do resumo representa um compromisso do(s) autor(es) de apresentar o trabalho, se aceito, durante o evento.

 INSTRUÇÕES PARA PREPARAÇÃO DE RESUMOS:
O Título deve ser conciso e refletir o estudo a ser apresentado, e não deve exceder 250 caracteres (com espaços).
O texto do resumo (não inclui título e autoria/filiação) não deve exceder 2.500 caracteres com espaços.
O resumo deverá ser digitado em corpo único, sendo sugerido estruturar o resumo nos seguintes itens: Introdução, Objetivo, Metodologia, Resultados e Conclusão. Essa sugestão não se aplica a Relatos de Caso, que deverão ser estruturados em Apresentação do Caso, Discussão e Conclusão.
Considerando que os relatos de casos contribuem de modo importante para a troca de experiência entre os profissionais, a Comissão recomenda que sejam enviados apenas relatos de casos com evolução atípica ou de casos realmente raros, que tenham clara relevância e contribuição ao conhecimento da área.
IMPORTANTE:
Os resultados do trabalho deverão estar claramente expostos e detalhados no corpo do resumo – não serão aceitas, sob nenhuma hipótese, afirmações como “resultados serão apresentados” e ou “dados serão analisados”. Resumos que não apresentarem os resultados de forma clara e objetiva não serão aceitos. Do mesmo modo, não serão aceitos resumos cujos resultados, oriundos de um mesmo trabalho, estejam pulverizados em diferentes resumos.
A Instituição ou Instituições onde o trabalho foi realizado, assim como os nomes dos autores, NÃO devem ser mencionadas no corpo do texto. Resumos que mencionem a instituição na qual o trabalho foi realizado no corpo do texto NÃO serão considerados para apresentação oral.
Não será permitida a utilização de gráfico ou tabela na submissão dos resumos, embora tais recursos possam ser utilizados na formatação das apresentações; Não é necessário informar referências bibliográficas no resumo. Nomes comerciais não são permitidos, apenas os nomes genéricos das drogas, escritos em letras minúsculas.

INSTRUÇÕES AOS TRABALHOS APROVADOS PARA A MODALIDADE APRESENTAÇÃO ORAL:

Caso o congresso venha a ser “on line”, a apresentação deverá ser gravada conforme agendamento e orientações que serão enviadas ao autor responsável após a aprovação do trabalho. O autor apresentador deverá estar presente no ambiente virtual do congresso no dia e horário da apresentação (que serão informados na área restrita do autor principal) para responder aos questionamentos da plateia. A gravação deverá ter impreterivelmente 9 minutos de duração. 
A apresentação deverá ser elaborada utilizando-se slides compatíveis com PowerPoint®. O design/estilo dos slides fica a critério do apresentador e dos demais autores. A apresentação deverá conter: Introdução, Material e Métodos, Resultados/Discussão, Conclusão. Figuras, tabelas e gráficos são bem-vindos.
Em caso de dúvidas, entre em contato pelo Help Desk. 

INSTRUÇÕES AOS TRABALHOS APROVADOS PARA A MODALIDADE PÔSTER :

Os postêres deverão ser preparados e submetidos pelo autor principal para serem visitados pelos participantes do congresso durante toda a sua duração. 
Caso congresso “On line” = Modalidade Pôster Digital (E-pôster)

Informações importantes:
Prazo de envio: de 26/9/2022 a 11/10/2022;
– O sistema ficará aberto até as 23:59 – Horário de Brasília;
– Os trabalhos aprovados ficarão em exposição na plataforma virtual do evento, sem apresentação;
– A emissão do certificado é condicionada ao envio do slide do e-pôster e a participação no evento.

Os trabalhos deverão ser enviados eletronicamente (E-Pôster) (caso Congresso “on line”)
A opção para envio do E-Pôster ficará disponível na área restrita do autor que submeteu o resumo, através do menu “Meus Trabalhos” em link específico.

Para acessar a sua área restrita e enviar o e-pôster pelo site do congresso siga o passo a passo abaixo:
– Acessar o site do evento
– Entrar na sua área restrita com seu login e senha 
–  Para enviar o E-Pôster acesse o menu “Meus Trabalhos”, em sua área restrita, e clique abaixo do título do trabalho no link: [inserir pôster].
– Após o envio, constará o link “[alterar pôster]”. É possível, caso necessário, fazer novo envio até o prazo final abaixo. Recomendamos salvar o novo arquivo com um nome diferente do que já foi enviado previamente.

Instruções para configurar seu trabalho usando o Power Point:
Crie uma apresentação em Power Point com apenas um único slide.
Configuração da página: design – tamanho do slide – tamanho do slide Personalizado.
21,0 x 29,7 cm (Largura X Altura). Orientação Retrato. Formato A4.
Escolha Salvar Como e na opção “Tipo”, opte pelo formato PDF.
Não há exigência quanto ao número de caracteres, cores ou fontes. Podem ser incluídas figuras e gráficos. Insira as principais referências do trabalho. 
Não é exigido um layout padrão para envio do arquivo de e-pôster.
O tamanho final do arquivo PDF não poderá ultrapassar 2MB.
Caso tenha mais de um trabalho aprovado, seu arquivo deve ser relacionado ao respectivo trabalho no link de envio. 
Clique em enviar para registrar seu pedido e está pronto. Você poderá alterar seu pôster até a data limite.
O título do e-pôster deve ser idêntico ao do resumo. Abaixo do título deverá estar o nome dos autores e suas respectivas instituições. Quando houver mais de um autor, separá-los por ponto e vírgula.

Premiações:
Ao todo, seis trabalhos científicos serão premiados no BRADOO 2022, dentre os 12 selecionados para apresentações orais.  

Prêmios para apresentações orais:
PRÊMIO MARIA ODETE RIBEIRO LEITE para os melhores trabalhos na área básica/translacional: 1º e 2º lugares (2 prêmios)
PRÊMIO SERGIO RAGI EIS para os melhores trabalhos na área clínica: 1º e 2º lugares (2 prêmios)
PRÊMIO ANTÔNIO CARLOS ARAÚJO DE SOUZA para os melhores trabalhos em densitometria e avaliação óssea por imagem: 1º e 2º lugares (2 prêmios).
Todos os 12 trabalhos selecionados para apresentação oral durante o 10º BRADOO concorrerão a estes prêmios. 

Regras para submissão e apresentação do trabalho concorrendo a premiação:
1.       Os autores devem escolher a categoria (área básica/translacional, área clínica ou densitometria óssea) na qual o trabalho se encaixa; É facultado à Comissão Científica o direito de alterar esta categorização durante a apreciação do resumo.
2.       Serão considerados para premiação apenas trabalhos desenvolvidos no Brasil, informando o número CAAE de cadastro na Plataforma Brasil no corpo do resumo.
3.       Concorrerão a prêmio, apenas trabalhos apresentados por jovens pesquisadores (até 45 anos de idade e no máximo até 10 anos após a conclusão do doutorado).
4.       Para concorrer aos prêmios, o trabalho não pode ter sido publicado (inclusive publicação eletrônica) até o dia 18/8/2022. Esta informação será obtida através de consulta às bases de dados de publicações científicas (PubMed, Scielo, etc) na data referida.

Certificados:
Após o congresso o certificado eletrônico do trabalho aprovado será disponibilizado ao autor responsável pela submissão do trabalho no site (mediante presença no evento). Para imprimir ou fazer o download do PDF, o congressista deverá acessar a área “Certificados”, localizada na página inicial do congresso, inserir o e-mail cadastrado e preencher a “Pesquisa de Satisfação”.
Importante: os certificados não são enviados diretamente para o e-mail do congressista.
Será emitido um certificado com o título do trabalho, a modalidade aprovada e o nome de todos os autores cadastrados no momento da submissão.
O segundo certificado emitido constará o título do trabalho, a modalidade aprovada e o nome do apresentador.
Pelo menos um dos autores deverá estar inscrito e comparecer ao evento para receber o certificado posteriormente.
Caso o autor responsável pela submissão do resumo não tenha comparecido ao evento, um dos coautores (que compareceu e expôs o trabalho) pode solicitar a transferência do certificado através do “Fale Conosco” do site do congresso.