Faça sua inscrição aqui!

Trabalhos Científicos


Data limite para recebimento de resumos: 01/06/2020
Divulgação do resultado da avaliação: 20/08/2020




Instruções para submissão de resumos – BRADOO 2020

Para submeter um resumo, proceda da seguinte maneira:

1) Para submeter os trabalhos é necessário que o autor responsável pela submissão do resumo esteja inscrito no evento. Não é necessário efetuar o pagamento no momento da inscrição. Isso poderá ser feito após a divulgação do resultado da análise do seu resumo. Os demais autores que se inscreverem no congresso não deverão reenviar o resumo já inscrito;

  • O envio do resumo deverá ser feito exclusivamente através do site do Congresso.

2) Acesse a área restrita, usando seu login e senha cadastrados durante a inscrição. Novos menus serão exibidos.

3) Clique no menu "Meus Trabalhos".

4) Siga as instruções da tela para acessar o formulário de submissão de resumos. Preencha todos os campos do formulário online.

5) Antes de submeter o resumo, revise, com atenção. Eventuais alterações serão permitidas somente até o prazo final de envio de resumos.

* O autor responsável pela submissão deverá preencher todos os campos no formulário online. Todas as comunicações referentes ao trabalho científico serão enviadas somente a esse autor pelo e-mail cadastrado e ele(a) deverá encarregar-se de repassar aos coautores;

6) Assinale a modalidade de apresentação de sua preferência:

  1. Apenas apresentação em pôster impresso, OU
  2. Apresentação em pôster ou apresentação oral (tema livre)

 

  • Todos os resumos aceitos como “Apresentação oral” deverão também ser apresentados no formato pôster

7) Durante a submissão, o autor poderá informar em qual das três seguintes categorias o trabalho se encaixa (para fins de premiação – ver abaixo): área básica/translacional, área clínica, ou densitometria. É facultado à Comissão Científica o direito de alterar esta categorização durante a apreciação do resumo.

8) Ao finalizar a submissão dos resumos, clique o botão "Desconectar".

9) Após a submissão do resumo será enviado um e-mail automático para o responsável pelo trabalho (quem o submeteu), confirmando as informações cadastradas. Verifique se todas estão corretas. Caso não estejam você deve acessar sua área restrita e efetuar as alterações pertinentes (o que poderá ser feito até a data limite para submissão dos resumos).

10) Caso não receba o e-mail automático no mesmo dia confirmando o envio, o resumo pode não ter sido enviado corretamente. Cheque a pasta de lixo eletrônico /spam do seu servidor de e-mail, e caso a mensagem não seja encontrada, entre em contato por e-mail ou pelo Help Desk informando o evento e o problema ocorrido.

11) Para novos acessos a web, basta informar USERNAME e SENHA. Caso tenha esquecido, utilize a opção "Lembrar Senha", no topo da página.



Temas

» Abordagem ortopédica: Pesquisa básica ou translacional
» Abordagem ortopédica: Pesquisa clínica
» Abordagem ortopédica: Relato de caso
» Densitometria e avaliação óssea: Pesquisa básica ou translacional
» Densitometria e avaliação óssea: Pesquisa clínica
» Densitometria e avaliação óssea: Relato de caso
» Doenças osteometabólicas: Pesquisa básica ou translacional
» Doenças osteometabólicas: Pesquisa clínica
» Doenças osteometabólicas: Relato de caso
» Músculo e cartilagem: Pesquisa básica ou translacional
» Músculo e cartilagem: Pesquisa clínica
» Músculo e cartilagem: Relato de caso
» Osteoporose: Pesquisa básica ou translacional
» Osteoporose: Pesquisa clínica
» Osteoporose: Relato de caso


Informações importantes

  • O resumo deverá ser enviado em português.
  • O prazo para submissão dos resumos é 01/06/2020.
  • Ao submeter os trabalhos, os autores assumem o cumprimento das legislações e normas éticas que regem a pesquisa com seres humanos e animais, incluindo-se a aprovação pelos Comitês de Ética em Pesquisa e de Ética Clínica em Pesquisa em Animais. IMPORTANTE: Somente serão considerados para apresentação oral os resumos que informarem junto ao corpo do resumo o número CAAE de cadastro do projeto de pesquisa na Plataforma Brasil.
  • Não há limite de trabalhos por inscrição. Não há limite de autores por trabalho. Insira os autores na ordem adequada às suas contribuições para o trabalho. O apresentador do trabalho deverá ser indicado durante a submissão. IMPORTANTE: O(a) apresentador(a) também deverá estar incluído na lista de autores.
  • O resultado da avaliação dos trabalhos será divulgado na área restrita do autor, no menu “Meus Trabalhos” no dia 20/08/2020
  • A decisão final da comissão avaliadora é considerada suprema, irrevogável e inapelável, a qual não será revista. Os 18 (dezoito) melhores resumos serão aceitos para apresentação oral. Com o intuito de aumentar a visibilidade destes trabalhos, que refletem a pesquisa de maior destaque no âmbito nacional, todos os trabalhos aceitos para apresentação oral também deverão ser apresentados no formato pôster, durante a sessão de pôsteres, pelo autor apresentador.
  • Após a aprovação do resumo, o responsável pela submissão do trabalho precisa confirmar o pagamento de sua inscrição até 21/09/2020.
  • A apresentação deverá ser feita por aquele indicado quando da submissão do trabalho; se não for possível, outro autor do trabalho deverá realizar a apresentação, desde que esteja inscrito no evento e tenha pago a taxa de inscrição.
  • Para receber o certificado do seu resumo após o evento, um dos autores listados deve estar cadastrado e ter participado do evento. Será emitido apenas 01 (um) certificado por trabalho apresentado.
  • Atenção: todos os materiais produzidos sobre os resumos (anais, certificado, dentre outros) serão reprodução fiel das informações submetidas pelo autor. Portanto, não é possível proceder a alterações quanto à grafia do título, resumo ou autores após a data limite para envio de trabalhos. Salientamos que as informações fornecidas são de inteira responsabilidade do autor que submete o resumo.
  • Os valores com desconto respeitarão as datas da tabela ‘Taxas de inscrição’ disponível no site do evento, independente da data de aprovação dos trabalhos. Para garantir o pagamento com desconto é preciso respeitar as datas descritas nessa tabela.
  • A Comissão organizadora do Congresso não será responsável pelos custos de inscrição, transporte, hospedagem ou outros custos gerados para apresentação de trabalhos em qualquer modalidade. O envio do resumo representa um compromisso do(s) autor(es) de apresentar o trabalho, se aceito, durante o evento.

 



Instruções para preparação de resumos

  • O Título deve ser conciso e refletir o estudo a ser apresentado, e não deve exceder 250 caracteres (com espaços).
  • O texto do resumo (não inclui título e autoria/filiação) não deve exceder 2.500 caracteres com espaços.
  • O resumo deverá ser digitado em corpo único, sendo sugerido estruturar o resumo nos seguintes itens: Introdução, Objetivo, Metodologia, Resultados e Conclusão. Essa sugestão não se aplica a Relatos de Caso, que deverão ser estruturados em Apresentação do Caso, Discussão e Conclusão.
  • Considerando que os relatos de casos contribuem de modo importante para a troca de experiência entre os profissionais, a Comissão recomenda que sejam enviados apenas relatos de casos com evolução atípica ou de casos realmente raros, que tenham clara relevância e contribuição ao conhecimento da área.
  • IMPORTANTE: Os resultados do trabalho deverão estar claramente expostos e detalhados no corpo do resumo – não serão aceitas, sob nenhuma hipótese, afirmações como “resultados serão apresentados” e ou “dados serão analisados”. Resumos que não apresentarem os resultados de forma clara e objetiva não serão aceitos. Do mesmo modo, não serão aceitos resumos cujos resultados, oriundos de um mesmo trabalho, estejam pulverizados em diferentes resumos.
  • A Instituição ou Instituições onde o trabalho foi realizado, assim como os nomes dos autores, NÃO devem ser mencionadas no corpo do texto. Resumos que mencionem a instituição na qual o trabalho foi realizado no corpo do texto NÃO serão considerados para apresentação oral.
  • Não será permitida a utilização de gráfico ou tabela na submissão dos resumos, embora tais recursos possam ser utilizados na formatação das apresentações; Não é necessário informar referências bibliográficas no resumo. Nomes comerciais não são permitidos, apenas os nomes genéricos das drogas, escritos em letras minúsculas.


Instruções aos trabalhos aprovados para a modalidade Apresentação Oral

A apresentação oral deverá ser feita, impreterivelmente, em 9 (nove) minutos. Caso nenhum dos autores compareça ao evento, a apresentação será cancelada e não será emitido certificado.

O apresentador deve preparar sua apresentação em slides utilizando PowerPoint ou software equivalente, e comparecer com antecedência de, no mínimo, 2 horas ao Mídia Desk/ Sala VIP para salvar o arquivo no sistema.

Informações sobre dia e horário da apresentação serão disponibilizados na área restrita do autor principal.

Os autores de trabalhos aprovados para a Modalidade oral também deverão preparar o Pôster Impresso de acordo com as normas abaixo. 



Instruções aos trabalhos aprovados para a modalidade Pôster Impresso

MEDIDAS PARA IMPRESSÃO DO PÔSTER: 1,20 (um metro e vinte centímetros) de ALTURA x 0,90 (noventa centímetros) de LARGURA.

1) Os pôsteres deverão ficar fixados nos locais determinados pela comissão organizadora do evento, em dia e hora pré-determinados. Todos os pôsteres ficarão expostos durante todo o Congresso, com o intuito de aumentar a visibilidade da pesquisa.

2) Levar cordinha ou fita adesiva para fixação do pôster, não serão disponibilizadas no local.

3) O número do painel está disponível em sua área restrita no campo “Apresentação”. Este número é muito importante pois a partir dele é que você saberá onde afixar o seu pôster no local do evento.

4) A Comissão Científica designará a Comissão Julgadora que visitará os trabalhos expostos, sendo necessária a presença de um dos autores no horário estipulado para a apresentação. Os trabalhos deverão ser apresentados em data e horário estabelecidos, não sendo permitido mudanças. Tempo para apresentação do pôster: 7 minutos.

5) Os pôsteres não retirados dentro do período determinado pela organização do evento serão descartados.

6) A impressão do pôster é de responsabilidade do autor que vai expor o trabalho durante o evento.



Premiações

Ao todo, nove trabalhos científicos serão premiados no 9º BRADOO, sendo 6 (seis) prêmios para apresentações orais e 3 (três) prêmios para pôsteres.

Prêmios para apresentações orais:

  • PRÊMIO MARIA ODETE RIBEIRO LEITE para os melhores trabalhos na área básica/translacional: 1º e 2º lugares (2 prêmios)
  • PRÊMIO SERGIO RAGI EIS para os melhores trabalhos na área clínica: 1º e 2º lugares (2 prêmios)
  • PRÊMIO ANTÔNIO CARLOS ARAÚJO DE SOUZA para os melhores trabalhos em densitometria óssea: 1º e 2º lugares (2 prêmios).

Todos os 18 trabalhos selecionados para apresentação oral durante o 9º BRADOO concorrerão a estes prêmios. Estes trabalhos também deverão ser apresentados como pôster durante a Sessão de Pôsteres, e a apresentação do pôster também será considerada para a premiação, além da avaliação da qualidade do trabalho e da apresentação oral.

Regras para submissão e apresentação do trabalho concorrendo a premiação:

  1. Os autores devem escolher a categoria (área básica/translacional, área clínica ou densitometria óssea) na qual o trabalho se encaixa; É facultado à Comissão Científica o direito de alterar esta categorização durante a apreciação do resumo.
  2. Serão considerados para premiação apenas trabalhos desenvolvidos no Brasil, informando o número CAAE de cadastro na Plataforma Brasil no corpo do resumo.
  3. Concorrerão a prêmio, apenas trabalhos apresentados por jovens pesquisadores (até 45 anos de idade e no máximo até 10 anos após a conclusão do doutorado).
  4. Para concorrer aos prêmios, o trabalho não pode ter sido publicado (inclusive publicação eletrônica) até o dia 20/08/2020. Esta informação será obtida através de consulta às bases de dados de publicações científicas (PubMed, Scielo, etc) na data referida.

 

Prêmios para pôsteres:

Todos os trabalhos aceitos para a apresentação no formato pôster concorrerão a três prêmios de MELHOR PÔSTER: 1º lugar, 2º lugar, e 3º lugar. Não haverá categorização para esta premiação, que será baseada na qualidade do trabalho, na formatação visual do pôster e na apresentação do pôster aos avaliadores durante a Sessão de Pôsteres. Note-se que os trabalhos aceitos para apresentação oral (tema livre) e que também serão apresentados como pôster apenas concorrem à premiação de apresentação oral – a premiação de pôsteres contempla apenas trabalhos aceitos apenas para apresentação neste formato.



Certificados

Após o término do Congresso será conferido certificado online do trabalho aprovado ao autor responsável pela submissão do trabalho no site. Para imprimir ou fazer o download, o congressista deverá acessar a área “Certificados”, localizada na página inicial do congresso, inserir o e-mail cadastrado e preencher a “Pesquisa de Satisfação”.

Importante: os certificados não são enviados diretamente para o e-mail do congressista.

  • Será emitido apenas 01 (um) certificado por trabalho apresentado. Os certificados respeitarão a ordem de autoria informada no momento da submissão do resumo.
  • Pelo menos um dos autores deverá estar inscrito e comparecer ao evento para receber o certificado posteriormente.
  • Caso o autor responsável pela submissão do resumo não tenha comparecido ao evento, um dos coautores (que compareceu e expôs o trabalho) pode solicitar a transferência do certificado através do Help Desk.
Realização
Gerenciamento
Agência de Turismo

Apoio